Tristano

Porque o Tristano é um salão diferente

21/12/18 em Artigos

Partindo da premissa de que todos têm algo a ensinar e aprender, Ana Gheller, fundadora do Tristano, estabeleceu um novo paradigma de cultura para o segmento. Enquanto a maioria dos salões de beleza acabam estimulando a busca por destaque individual, a sobreloja azul piscina da Vicente Machado se tornou o cenário ideal pra uma rotina de reciprocidade e colaboração entre os profissionais. Criar o Tristano foi, para Ana, a fuga de um universo corporativo desgastante e carente de propósito. Por isso, o entusiasmo e a valorização dos profissionais se tornaram, naturalmente, as regras da casa. 

Mesmo que os especialistas tivessem um histórico de trabalho em grandes salões, dominados pelas famigeradas “panelinhas” e, em casos extremos, até sabotagem, Aninha trabalhou para que o clima fosse leve, capaz de transformar uma equipe num verdadeiro time: “desde o começo, quis que o salão parecesse minha casa, onde a equipe e os clientes pudessem se sentir à vontade”. 

 

Colaboração e aprendizado contínuo

 

E foi assim, na base da conversa e do acolhimento, que se estabeleceram os valores que fazem do Tristano um salão diferente, onde cada profissional é reconhecido pelo que faz e permanece tendo oportunidades de aprendizado. “O ambiente do Tristano ajuda muito no crescimento profissional pois se trata de um salão menor, onde tudo depende da união da equipe”, afirma com convicção, Mateus Loureiro, que trabalha no Tristano há anos. 

Marina Helena e Galego Fontenele, que também integram o time, atribuíram o clima colaborativo à empatia e acreditam que, para criar relações de ajuda mútua, é fundamental entender a “correria”, a história de cada um, as necessidades cotidianas e sentir que há proximidade e liberdade pra conversar abertamente. Galego destaca a importância do intercâmbio de conhecimentos e relembra com muito carinho do momento em que começou a fazer cortes femininos. Mentorado pelos colegas, o rei das barbas anda arrasando no atendimento à mulherada! 

 

Um salão que não se permite parar no tempo

 

Com foco em gerar cada vez mais valor, em 2018 o Tristano passou por um processo de aperfeiçoamento da experiência oferecida, conduzido pelo Elevante. Além de pesquisas para diagnóstico e uma etapa de desenvolvimento estratégico, rolou uma facilitação de processo criativo com todo time. A ideia era apresentar os principais insights e envolver a equipe do Tristano na implementação das melhorias, considerando seus conhecimentos, vivências e opiniões quanto ao negócio e seus públicos. 

Os profissionais puderam analisar os dados apresentados e cocriar um plano de ação através de uma imersão que pretendia sair do contexto tradicional de trabalho. Fora da rotina, num ambiente inspirador, com pés descalços e uma caneca de chá aromático nas mãos… O resultado não poderia ser outro: uma verdadeira enxurrada de novas ideias e pontos de vista enriquecedores pra mudança positiva da empresa. Um momento sensacional, descrito por Galego como “a expansão do olhar para além da própria profissão, engajando a todos num raciocínio empreendedor e necessário”.

 

Sucesso do Cliente

 

Se você frequenta o Tristano, já deve ter percebido que o dia a dia é descontraído. Sary Barros, a fada do moreno iluminado, acredita que sentir vontade de dividir o espaço de trabalho com colegas tão queridos, impulsiona criatividade e faz com que todos possam manter o foco na experiência criada, tornando o sucesso do cliente uma responsabilidade compartilhada por todo grupo. A convivência com os frequentadores segue o mesmo fluxo agradável, segundo Ju Wolfart: “adoro o público do Tristano, as energias são renovadas todos os dias porque é maravilhoso atender alguém que, numa simples conversa, alegra seu dia.” 

Estabelecer um diálogo transparente e encorajador é primordial para um diagnóstico coerente antes do procedimento e impacta diretamente nos resultados, uma vez que o profissional precisa se conectar com a valorização da autoestima, com os desejos e receios de cada pessoa. “Acho que nosso trabalho vai muito além de só fazer cabelo, temos que abrir os olhos do cliente, ajudar com amarras psicológicas que os afastam do cabelo que realmente desejam” – relata Mefiu. 

Além de proximidade e transparência, a transmissão de informações é uma das regras do relacionamento com o público. Corte, tratamento e coloração não são apenas entregas pontuais, quando considera-se a manutenção da saúde capilar. Orientações sobre como manter o cuidado em casa são parte fundamental da assessoria prestada pelo Tristano, que se posiciona firmemente sobre intervenções nocivas e perigosas – como as polêmicas progressivas e toda química que gera consequências indesejáveis—esclarecendo e estimulando o uso de técnicas menos agressivas. 

Afinal, ninguém quer estar com o cabelo bonito e saudável só quando acabou de sair do salão, certo?